• a associação
  • a paralisia cerebral
  • serviços
  • equipamentos
  • desporto
  • cultura e lazer
cultura e lazer

Pintura e trabalhos manuais no atelier

PDF Print Email

"FloRir - Ajude as nossas flores a sorrir"


No ano 2014 comemora-se pela primeira vez, de forma oficial, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral (Resolução da Assembleia da República n.o 27/2014).

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) foi criada há mais de 50 anos, tendo sido a primeira associação de pais e de técnicos para pessoas com deficiência criada no País. A APCL tem por missão apoiar e proporcionar tranquilidade às pessoas com paralisia cerebral e situações neurológicas afins e suas famílias, através do desenvolvimento máximo das suas capacidades, visando a concretização dos seus projetos de vida e o pleno exercício da cidadania.

A APCL vai assinalar o Dia Nacional da Paralisia Cerebral com um evento a realizar no Centro Comercial Dolce Vita Tejo, entre os dias 10 e 20 de outubro.

O evento pretende dar a conhecer e sensibilizar a sociedade civil para a problemática da deficiência, e da paralisia cerebral em particular. Este evento terá uma instalação de vídeo interativa de grande formato, que aborda as questões da deficiência e do ambiente/sustentabilidade, feita por um grupo de criativos na área das novas tecnologias. Nesta instalação de vídeo, a sociedade é representada por um jardim, em que todas as flores são diferentes umas das outras e conseguem partilhar o seu espaço de forma harmoniosa e equilibrada.

Assim como acontece com as flores desse jardim, também as pessoas são diferentes umas das outras. É no respeito pela diferença e diversidade que conseguimos uma sociedade mais justa e sustentável. Tal como todas as flores necessitam de água e de um ambiente equilibrado para conseguirem crescer, também os nossos utentes necessitam das melhores condições que permitam o desenvolvimento máximo das suas capacidades, visando a concretização dos seus projetos de vida e o pleno exercício da cidadania.

Todos poderão participar neste evento, criando as suas próprias flores que serão depois exibidas na instalação de vídeo interativa. As flores poderão ser realizadas no próprio local do evento, ou enviadas via facebook, ficando depois em votação durante todo o período do evento. Teremos ainda várias iniciativas complementares, a realizar num pequeno palco montado em frente à instalação de vídeo. Estas atividades passarão por sessões animadas para crianças, palestras e atuações nas áreas de música, teatro e dança.

Todos os donativos recolhidos no âmbito do evento serão aplicados em projetos desenvolvidos pela APCL. Para além de poderem ser feitos em dinheiro ou em bens essenciais, os donativos poderão ainda ser feitos através de SMS de valor acrescentado. Os donativos recebidos via SMS poderão interagir com a própria instalação de vídeo montada no local.

 

 

 
a