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Centros de Atividade e Capacitação para a Inclusão

O Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) na APCL é uma resposta social que tem como objectivo fundamental proporcionar condições para um aumento da qualidade de vida de pessoas com Paralisia Cerebral ou Situações Neurológicas afins com mais de 16 anos. Pretende-se que os clientes desta resposta social desenvolvam a sua criatividade e sejam cada vez mais activos, não existindo, no entanto qualquer exigência em termos de produtividade. O produto final das actividades dos clientes, sempre que possível, funciona como estímulo, não só à sua valorização pessoal, mas também como factor de integração e visibilidade social através da sua comercialização em eventos específicos.

As actividades ocupacionais podem ser de dois tipos:

 

- Actividades estritamente ocupacionais – o seu objectivo é quebrar o isolamento social em que muitas pessoas com Paralisia Cerebral se encontram, tornando-as mais activas e estimulando a sociabilização e o equilíbrio das várias dimensões da sua vida (física, afectiva e social);

- Actividades socialmente úteis – pretende-se aumentar a auto-estima e a valorização pessoal e social, no sentido da promoção da sua autonomia e das suas potencialidades. Quando possível, a APCL, proporciona a transição para actividades mais “profissionalizadas” (CAO Laboral), dentro da própria instituição.

São objectivos das estruturas de CAO da APCL:

 

- A promoção de uma maior qualidade de vida e bem-estar dos seus destinatários, o aumento da auto-estima e a valorização pessoal e social;

- A promoção da interacção dos clientes com a família e/ou significativos e comunidade com vista a melhorar a participação e integração sociais;

- A participação em actividades e contextos sociais variados;

- Proporcionar o acesso a actividades no exterior que promovam a interacção com outras instituições e com a comunidade. Também se privilegia o acesso a actividades de desporto, cultura, lazer como intuído da manutenção ou desenvolvimento de capacidades e enriquecimento pessoal.

A intervenção levada a cabo nesta resposta social da APCL rege-se por critérios de qualidade como sejam:

 

- O respeito pelas diferenças quer de género, religiosas, sócio-económicas, sexuais, culturais ou outras dos clientes e suas famílias;

- A garantia do respeito pela privacidade, individualidade, autonomia, participação, igualdade de oportunidades, etc;

- O respeito pelos interesses, hábitos de vida, opiniões, necessidades e expectativas;

- O envolvimento dos clientes no planeamento e avaliação das actividades desenvolvidas;

- A garantia de um ambiente estável e seguro para um maior bem-estar dos clientes;

- O profissionalismo, ética, rigor e respeito nas relações estabelecidas entre clientes e colaboradores;

- A garantia de existência de ajudas técnicas necessárias à segurança e melhoria dos cuidados prestados sempre que as situações de dependência o exijam;

- A garantia de que as actividades são organizadas de forma personalizada, sendo as tarefas a desempenhar de acordo com as necessidades e capacidades individuais dos destinatários.

 

Actualmente a APCL tem a funcionar 4 Centros de Actividades Ocupacionais, apoiando 96 clientes.

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