top of page
33881dfa-edd0-4b65-bb18-9172c2e40b8e.jpeg

PROJETO CATIV'ARTE

Desde 2011 que a APCL promove arte inclusiva. Cativ'arte é um dos projetos promovidos pela APCL, mais especificamente no Centro Nuno Belmar da Costa - CNBC com o objetivo de promover a arte e a inclusão na área.

  • Facebook

Cativ’arte

 

O conceito Cativ’arte surgiu da necessidade de encontrar respostas através da arte, proporcionando a realização de projetos de vida. Cativ’arte – Cativar para a arte. Do conceito Cativ’arte surgiram diferentes polos de atração:

  • Colónias de férias Artísticas Inclusivas (Educação, Social)

  • Companhias Artísticas – “Brincar ao Teatro”, Dança – “Ritmarte” (Cultura, Social)

  • Festival Oeiras Cativ’arte (Cultura, Social)

Estes polos vêm a apresentar e promover o trabalho final das Oficinas Artísticas Cativ’arte.

Os objetivos gerais passam por promover o contacto com a Arte e promover e valorizar a prática Artística do individuo com deficiência e a sua inclusão na comunidade.

Quanto aos objetivos específicos para cada polo, pretende promover a cultura e acesso à fruição dos bens culturais, nos domínios das artes; fomentar a formação de novos públicos para a apreciação das manifestações artísticas; respeitar as diferenças e valorizar a diversidade humana e cultural; e educar para a tolerância, desmistificando preconceitos acerca do trabalho das pessoas com deficiência.

 

Polos de atração

  • Companhia “Brincar ao Teatro”

O grupo de teatro foi fundado em 2011 e tem estreado em média 1 peça por ano. Os elementos do grupo estão sempre a mudar, saindo e entrando elementos quase todos os anos. Esta mudança constante faz-nos crescer enquanto grupo e faz-nos adquirir a capacidade de adaptação necessária para que o projeto avance e não estagne. O grupo é constituído por elementos com paralisia cerebral e doenças neuróligicas, funcionários e voluntários do CNBC que em conjunto, constroem e desconstroem até chegarem a um produto final, a peça.

A Companhia Brincar ao Teatro tem levado à cena peças escritas e criadas pela companhia, peças de carácter educativo e algumas obras de outros esritores adaptadas para teatro pelo grupo. Juntos também tentamos fazer a diferença!

 

  • Grupo “Ritmarte”

Este grupo iniciou o seu processo de construção em Setembro de 2015, sendo o primeiro ano dedicado à formação e experimentação. O objetivo desta Oficina é conhecer o corpo e as suas potencialidades através de um leque de propostas de movimento lúdico-expressivo-criativo, visando contribuir para o desenvolvimento integral dos seus participantes. Cada aula é dividida em várias etapas: ativação cardio-pulmonar (aquecimento); mobilização articular; desenvolvimento criativo; apresentação; relaxamento e análise. Os exercícios realizados têm  um objetivo comum: o uso do corpo enquanto linguagem que transforma e é transformada, e a dança enquanto seu elo de ligação.

O grupo apresentou até à data 7 apresentações: “ Ao longo dos tempos” (abril 2016); e “Corpos Vários” (dezembro 2016), Projeto em Parceria com Oeiras Dance Academy (Abril de 2017 e Junho de 2017) “Em movimento” (Dezembro de 2017, Maio de 2018 e Junho de 2018)

  • Colónias de férias Artísticas

Realização de colónias de férias Artísticas para crianças e jovens com e sem deficiência onde é dada aos participantes a possibilidade de criarem, experimentarem e inovarem em áreas escolhidas pelo seu gosto pessoal. Através destas atividades são desenvolvidas: a sensibilidade artística, a autoestima e a autoconfiança, assim como o sentido de responsabilidade.

Princípios de atuaçãoNão se faz para, faz-se com; Aprendizagem pela descoberta; Criar experimentando

Valores a promover: Cooperação; Diferença; Respeito; e Inclusão. 

Objetivos: Promover o contacto com a Arte; descobrir, estimular e desenvolver a criação artística; promover e valorizar a prática Artística do individuo com e sem deficiência e a sua inclusão na comunidade;

  • Festival Artistico Oeiras Cativ’arte

Este festival pretende dar a conhecer os diversos grupos amadores e profissionais cujo trabalho seja desenvolvido com pessoas com deficiência, divulgando e promovendo as suas atividades artísticas, assim como sensibilizando a comunidade a conhecer e valorizar as produções artísticas deste carácter. Através da apresentação de espetáculos, formação na área artística e realização de atividades artísticas e culturais pretende-se propiciar um espaço para exploração, aprendizagem e difusão das diferentes linguagens artísticas.

Junta-te a Nós!

 

Nos próximos dias 30 de novembro , 1 e 2 de dezembro de 2023 irá decorrer o Festival Oeiras Cativ’arte, no Auditório Princesa Benedita, Iasfa irá realizar a sua . Esta IV Edição do Festival pretende dar a conhecer os diversos grupos artísticos amadores e profissionais cujo trabalho seja desenvolvido com pessoas com deficiência.

bottom of page