top of page

Equitação Terapêutica

O Centro de Equitação Terapêutica da APCL nasceu em Janeiro 2001, da parceria entre a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e a Sociedade Hípica Portuguesa. Este centro é formado por uma equipa técnica multidisciplinar, constituída por profissionais de saúde/reabilitação e profissionais de equitação e utiliza como abordagem terapêutica a equitação com fins terapêuticos nas suas várias valências.

 

Anualmente, entre particulares e instituições, atende uma média de 70 cavaleiros com necessidades especiais.

 

Destina-se a qualquer associado com necessidades especiais, seja qual for a sua idade, desde que não apresente contraindicações à prática de equitação.

Condições de Acesso

 

Para usufruir dos serviços deste Centro de Equitação Terapêutica terá de realizar uma entrevista de avaliação que deverá ser agendada com a equipa técnica. Para esta entrevista será necessário entregar um conjunto de formulários de recolha de informação, disponibilizados por este centro, nomeadamente o formulário de despiste de situações de risco e contra-indicações. 

 

Formulários para entrevista de avalição


Regulamento

 

Este Centro organiza as suas sessões terapêuticas de segunda a sexta-feira das 8:30 às 13:00 (exceto à segunda-feira) e das 14:00 às 19:00. O seu funcionamento é estruturado por ano letivo e encerra para férias ao longo do mês de Agosto.

 

Para usufruir dos serviços deste centro, além da mensalidade, é necessário o pagamento de uma inscrição anual e de um seguro disponibilizado pela APCL.

 

Além das diversas valências da Equitação com Fins Terapêuticos, este Centro de Equitação pode prestar apoio a utentes externos ao projeto, através de:

 

- Avaliação e Aconselhamento Técnico no picadeiro onde o cavaleiro se encontra integrado;

- Avaliação e Aconselhamento Técnico na APCL, para posterior encaminhamento;

CENTRO DE EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA

70 utentes

Para falar com o Centro de Equitação Terapêutica utilize os seguintes contactos:

Sociedade Hípica Portuguesa

T: 96 214 09 59

E: equi@apcl.org.pt

bottom of page