top of page

Projetos Co-financiados

Centro Coreográfico Integrado (2023)

O projeto Centro Coreográfico Integrado, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP, tem como objetivo promover a participação artística das pessoas com deficiência, através da dança inclusiva.

O projeto terá a duração de três meses, com início em Abril e término em Junho de 2023, para realização de aulas dança inclusivas, bem como de 4 workshops, orientados por coreógrafos nacionais e internacionais, conceituados nesta área.

Este laboratório de criação contará com a participação de convidados de diferentes áreas das artes performativas, de crianças das escolas do município de Lisboa (idade superior a 10 anos), bem como de séniores integrados em Centros de Dia. Por semana, cada profissional convidado explorará dinâmicas com os bailarinos e intérpretes com e sem deficiência, nas diferentes linguagens de movimento, podendo o contacto ser presencial ou online.

O projeto culminará com a apresentação de um espetáculo final, tanto no espaço público como num Teatro, para alertar a comunidade e as entidades públicas/ privadas para a importância da inclusão das pessoas com deficiência no mundo da arte, bem como sensibilizar para a profissionalização desta população.

Cultiv´Arte 3.0 (2023)

O projeto Cultiv´Arte 3.0, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP, tem como objetivo promover a participação artística, cultural e desportiva de pessoas com deficiência, através da realização de Campus de Férias inclusivos.

Por conseguinte, o projeto foi desenhado para decorrer de Julho a Setembro de 2023 e contemplar a realização de Campus de Férias, com e sem alojamento dos participantes, nos locais onde decorrerão as atividades.

Para crianças e jovens prevê-se a realização das seguintes atividades:

  • 3 a 7 de julho (Oeiras)

  • 10 a 14 de julho (Oeiras)

  • 7 a 11 de agosto (Casa do Tejo) 

Para adultos com deficiência prevê-se a realização de atividades nos seguintes períodos:

  • 14 a 18 de agosto (Casa do Tejo)

  • 22 a 24 de setembro (Casa do Tejo)

Para além de se organizarem atividades significativas e diferenciadas para os beneficiários do projeto, nas áreas acima descritas, pretende-se promover também a partilha entre pares e estimular a sua autorrepresentação, inclusão e participação, através da literacia e reflexão sobre as condições de acessibilidade dos espaços para acesso à cultura e recreação.

Carregue nos links abaixo para obter mais informações:

Cartaz do Campus de Férias Artístico e Cultural

Cronograma Atividades Semana Dança/Teatro (3 a 7 de Julho)

APCL Acessível

Este projeto visa a criação de um novo site institucional, segundo normas de acessibilidade da W3C, com o intuito de promover a inclusão digital de pessoas com deficiência e/ou incapacidade; fortalecer o setor social através da agregação de conteúdos, a nível nacional e internacional, bem como a produção de informação útil para pessoas com deficiência, cuidadores informais e profissionais da área.

Projeto "Cultiv´Arte"

Dada a necessidade de estimular a participação ativa e autodeterminação das pessoas com deficiência, o projeto visa promover a participação artística e cultural de pessoas com deficiência, através da realização de atividades recreativas, culturais e de lazer, bem como Campus de Férias.

Projeto "CIM - Inclusão pela Arte"

A necessidade de criar condições para ajudar as pessoas a quebrar o isolamento, contribuindo para a melhoria da saúde psíquica dos intérpretes e bailarinos; bem como manter ativos os profissionais da dança, contratados e voluntários, condição necessária a uma retoma em força das aulas presenciais, foram os focos principais para desenvolver este projeto.

Por conseguinte, considerando as restrições existentes devido à pandemia, ao abrigo do projeto “CIM – Inclusão pela Arte” pretende-se realizar aulas de dança online e presenciais, duas vezes por semana. Realizar um Casting para novos bailarinos e interpretes para a companhia. Criar dois espetáculos, um para espaços abertos, rua, praças e jardins públicos e outro para palco que nos permita comemorar em Outubro o dia Nacional da Paralisia Cerebral e em Dezembro o dia Internacional do Deficiente.

CIM Dança Inclusiva - Interages no teatro e na rua

Passados três anos do inicio do projeto, a sua atividade alargou-se a todas as áreas da deficiência, permitindo desta forma que não só jovens como crianças e adultos pudessem ter acesso a estas iniciativas, contemplando desta forma todas as áreas da deficiência e não deficiência.

 

Lisboa Capital Verde 2020 + Acessível

Em 2015, o grupo ‘Roteiros Literários da Paralisia Cerebral’ desenvolveu um trabalho fotográfico e literário sobre as árvores dos parques e jardins de Lisboa.

As pessoas com Paralisia Cerebral puderam, através da sua cadeira de rodas, circular, conhecer e fotografar diversos aspetos paisagísticos e pormenores das árvores e plantas dos locais visitados.

O resultado foi divulgado ao público, pelo que se organizou no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian uma tertúlia, uma exposição fotográfica, momentos de poesia e a produção de um catálogo/brochura para apresentação do trabalho desenvolvido.

Com base nesta experiência e, pensando que muitos aspetos mudaram positivamente na cidade de Lisboa, propomos realizar durante o ano de 2020 um trabalho semelhante mas mais amplo e que terá como tema: LISBOA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020 (LCVE) vista da minha cadeira de rodas.

Este projeto fará parte integrante do programa de comemoração do sexagésimo aniversário da Associação - ‘APCL 60 ANOS’.

 

Participa +

"Participa +" é um projeto que visa promover a participação artística, cultural e desportiva de pessoas com deficiência, através da realização de atividades recreativas e Campus de Férias.

Deste modo, pretende-se disponibilizar uma resposta diferenciada às pessoas com deficiência, durante os períodos de férias letivas, bem como promover a realização de semanas de atividades inclusivas, com e sem alojamento dos participantes, para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e desportivas.

bottom of page