Projetos Co-financiados

APCL Acessível

Este projeto visa a criação de um novo site institucional, segundo normas de acessibilidade da W3C, com o intuito de promover a inclusão digital de pessoas com deficiência e/ou incapacidade; fortalecer o setor social através da agregação de conteúdos, a nível nacional e internacional, bem como a produção de informação útil para pessoas com deficiência, cuidadores informais e profissionais da área.

Projeto "Cultiv´Arte"

Dada a necessidade de estimular a participação ativa e autodeterminação das pessoas com deficiência, o projeto visa promover a participação artística e cultural de pessoas com deficiência, através da realização de atividades recreativas, culturais e de lazer, bem como Campus de Férias.

Projeto "CIM - Inclusão pela Arte"

A necessidade de criar condições para ajudar as pessoas a quebrar o isolamento, contribuindo para a melhoria da saúde psíquica dos intérpretes e bailarinos; bem como manter ativos os profissionais da dança, contratados e voluntários, condição necessária a uma retoma em força das aulas presenciais, foram os focos principais para desenvolver este projeto.

Por conseguinte, considerando as restrições existentes devido à pandemia, ao abrigo do projeto “CIM – Inclusão pela Arte” pretende-se realizar aulas de dança online e presenciais, duas vezes por semana. Realizar um Casting para novos bailarinos e interpretes para a companhia. Criar dois espetáculos, um para espaços abertos, rua, praças e jardins públicos e outro para palco que nos permita comemorar em Outubro o dia Nacional da Paralisia Cerebral e em Dezembro o dia Internacional do Deficiente.

CIM Dança Inclusiva - Interages no teatro e na rua

Passados três anos do inicio do projeto, a sua atividade alargou-se a todas as áreas da deficiência, permitindo desta forma que não só jovens como crianças e adultos pudessem ter acesso a estas iniciativas, contemplando desta forma todas as áreas da deficiência e não deficiência.

 

Lisboa Capital Verde 2020 + Acessível

Em 2015, o grupo ‘Roteiros Literários da Paralisia Cerebral’ desenvolveu um trabalho fotográfico e literário sobre as árvores dos parques e jardins de Lisboa.

As pessoas com Paralisia Cerebral puderam, através da sua cadeira de rodas, circular, conhecer e fotografar diversos aspetos paisagísticos e pormenores das árvores e plantas dos locais visitados.

O resultado foi divulgado ao público, pelo que se organizou no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian uma tertúlia, uma exposição fotográfica, momentos de poesia e a produção de um catálogo/brochura para apresentação do trabalho desenvolvido.

Com base nesta experiência e, pensando que muitos aspetos mudaram positivamente na cidade de Lisboa, propomos realizar durante o ano de 2020 um trabalho semelhante mas mais amplo e que terá como tema: LISBOA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020 (LCVE) vista da minha cadeira de rodas.

Este projeto fará parte integrante do programa de comemoração do sexagésimo aniversário da Associação - ‘APCL 60 ANOS’.

 

Participa +

"Participa +" é um projeto que visa promover a participação artística, cultural e desportiva de pessoas com deficiência, através da realização de atividades recreativas e Campus de Férias.

Deste modo, pretende-se disponibilizar uma resposta diferenciada às pessoas com deficiência, durante os períodos de férias letivas, bem como promover a realização de semanas de atividades inclusivas, com e sem alojamento dos participantes, para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e desportivas.